Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Editado



Hoje deixo imagens editadas, publicadas, arrumadas! Emancipadas :)
O prazer de ver as nossas coisas publicadas é algo imenso e reconfortante!
As coisas justificam-se quando o trabalho funciona, quando é útil! Esta sensação é comum a qualquer situação onde o nosso trabalho sai da gaveta e reitera a sua razão de ser de alguma forma, um género de filho que ganha asas e nos faz orgulhosos. Seja pendurado numa parede, seja publicado num cartaz, numa revista, num livro...!
Neste caso particular, da ilustração, e nomeadamente a ilustração para manuais escolares há o prazer especial de sentir que há uma função didática muito importante.
O desafio vencido é uma óptima sensação, mesmo tendo em conta a particularidade desta área, por uma lado sempre com prazos apertadissimos e rigores e severidades que só quem trabalha nesta área conhece, por outro aquele aparente tolher da criatividade, não somos livres para criar ao som do nosso ritmo e vontade, há um briefing para respeitar onde a encomenda é rigorosa e onde uma equipa cordena uma série de mecanismos que juntos têm de pôr o livro a funcinar como-deve-de-ser, e nós temos a nossa quota parte de responsabilidade no acto. Ensinar, estimular, auxiliar!
Não é que não exista este rigor noutras obras, se não mais até, mas falo, claro, daquilo que podemos e devemos cumprir num plano de trabalho, e para o manual escolar existe uma dinâmica muito própria! E eu falo da minha experiência, claro!
Resumindo e concluindo, quando desfolho os livros para os quais colaborei e vejo o meu trabalho a viver, e apesar das estafas que são habituais para os fazer, justifica-se um sorriso de contentamento.
Nas fotos abaixo estão páginas de um livro da Porto Editora - Ciências da Natureza, 5.º ano - colecção Sucesso Escolar. É um livro auxiliar em que foi muito agradável ver o resultado final, é que nem sempre isso acontece. Mas hoje falo do lado bom!  E este foi um desses casos :)!




Sem comentários:

Enviar um comentário