Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

P*



Gouache sobre papel_Língua Portuguesa 4.º ano -Colecção Júnior -Texto Editores


Não sou adepta dos dias marcados para celebrar coisas mais ou menos importantes, não gosto daquele sabor do tem de ser, se for antes é cedo se for depois picamos a vermelho. Mas é um tema que se lança no calendário e esbarramos com ele a cada esquina, a cada montra.... e cá estou eu também a falar sobre o assunto.
Ser Pai é uma coisa importante, eu sei disto porque sou abençoada como filha. Porque há pais e Pais, o meu é grande :)! Obrigada ao meu Pai maior por este que me deu.

O Pai/Paternidade é um tema abordado no livro escolar não de uma forma tão generosa como é o da mãe, e devia ser mais, pensando agora nisso!
Há questões importantes quando se representa a figura do pai nas imagens que acompanham textos e enunciados. Os autores fazem menção constante na descrição da personagem, parecem coisas simples mas eu acho mesmo importante desenhá-los (mesmo quando não é explicitamente pedido) - o pai que ajuda, que participa, que usa avental e passa a roupa a ferro e abraça e protege, que está presente e é um super amigo.... O manual não serve só para ensinar a ler e a escrever, e como dizia uma amiga um dia destes citando uma Senhora da escrita, o manual escolar é muitas vezes o primeiro e único livro que muitas crianças conhecem durante a sua vida.

Esta imagem já tem algum tempo, foi feita para um texto divertido da Catarina Fonseca para Língua Portuguesa e fala sobre os dilemas de um rei para dar o nome à sua pequena princesa - Norberta Margareta (!), não sabemos se ele levou avante o registo (os pais às vezes são um bocado teimosos) mas à parte do bom gosto para escolher nomes, gosto dele para deixar aqui esta ideia:

_Um Pai é um Rei, mesmo de calças de ganga, quando nos faz sentir principes e princesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário